sábado, 31 de julho de 2010

Arte sem bloqueio: após 50 anos, American Ballet Theater volta a Cuba


La Habana. O American Ballet Theater visitará Cuba em novembro, no que constitui a primeira viagem à ilha em meio século da companhia estadunidense, publicou hoje (sexta, 30/07) o site Cubadebate.

Cubadebate citou uma informação do The Wall Street Journal, que indicou a presença da companhia de 3 a 6 de novembro próximo, no Festival Internacional de La Habana que renderá homenagem a cubana Alicia Alonso, diretora e fundadora do Ballet Nacional de Cuba, que dançou nos últimos 40 anos no American Ballet.

Alonso, que convidou pessoalmente a companhia estadunidense a Cuba, esteve este ano no Metropolitan Opera House de Nova York para celebrar de forma antecipada seus 90 anos, que cumprirá em 21 de dezembro.

O American Ballet Theater esteve em Cuba em 1960, por ocasião de seu vigésimo aniversário.

O anúncio da chegada se produz depois do ocorrido no ano passado à Orquestra Filarmônica de Nova York, que teve de suspender uma visita a Cuba devido à não concessão pelo Departamento de Estado estadunidense dos vistos aos 150 patrocinadores que tinham financiado a apresentação.

O custo da visita do American Ballet Theater, segundo a informação, será coberto pelo orçamento regular da companhia.

Por: Xinhua - La Jornada
Tradução: Katarina Peixoto

*Na foto o primeiro presidente do Conselho de Estado da República de Cuba Fidel Castro e a bailarina e coreógrafa cubana diretora geral da Ballet Nacional de Cuba Alicia Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário