quarta-feira, 7 de julho de 2010

RIBEIRO, Darcy. “A América Latina existe?”

No fragmento do texto de Darcy Ribeiro entitulado “A América Latina existe?” é bem enfático inicialmente na questão da enorme diversidade étnica e racial existente na diferentes nações e povos que habitam a América Latina e mediante a esta vasta diversidade já é colocada a questão da funcionalidade nominal existente aqui.
A primeira abordagem feita pelo autor para justificar o seu questionamento, é o plano geográfico que, apesar de estar de estar junto, não se mostra unificado. Ribeiro afirma que a estrutura sócio-política latino americana históricamente só manteve o vinculo de unidade com a metrópole, deixando de lado a “nacionalidade” de cada região.
Outro ponto de desunião traçada pelo autor é a variedade cultural encontrada por todo território latino americano. Esta diversidade cultural é justificada por muitos fatores, sendo a a variedade linguistica o argumento predominante e focando também na interferencia de diversos povos europeus em distintas regiões, modificando assim a cultura local.
A divesidade étnica encontrada nas regiões latinos americanas é colcado como um fator a diferenciar estas culturas. Países onde a cultural indígena é predominantemente forte, pelo tipo de colonização empregado, vem a mostrar em sua sociedade a caracteristica genética e cultural deste povo. Outros países onde a misigenação foi mais forte, é predominante a modificação cultural em maior escala, fazendo uma fusão com a cultura européia e africana.
Uma discução levantada pelo autor é a estratificação social, geralmente fruto da misigenação, tanto indígena quanto africana. O autor discorre sobre o fato da presença da cor negra (fruto da misigenação africana) e parda (fruto da misigenação indígena) na maioria das classes menos abastadas da nossa sociedade. Neste ponto é traçado uma comparação com o preconceito racial presente na América do Norte, aonde a diferença sócio-racial presente na sociedade é tratada como questão de origens de tais etnias.
A diferenciação entre a América anglo-saxa (América do Norte) e a América ibérica (América Latina) não para somente na questão racial. Na visão de Darcy Ribeiro, a um pensamento fixado com o passar dos anos de que a América que sofreu a colonização ibérica é composta por povos atrasados e subdesenvolvidos, explicando assim a diferença econômica entre os dois.
O fragmento textual é finalizado colocando a idéia de que o processo hitórico latino americano vem provocando uma unificação entre esses povos. Com a revolução mercantil é iniciada um busca pela expansão territorial e cultural provocando um crescimento da homogeinidade latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário